PROFESSOR E ALUNO:
UM CONTÍNUO E RECÍPROCO APRENDER
A
relação estabelecida entre um professor e seu aluno ultrapassa a sala de aula.
É muito mais que um ensinamento sobre algo. Nesta relação compartilham-se
experiências, conteúdos e até a intimidade da própria vida. Quando se há um
diálogo sadio e profícuo entre eles, perde-se a formalidade da pessoa do
professor como e somente professor e do aluno como e somente aluno. Há agora
dois amigos que caminham juntos na via do conhecimento.
Na
antiguidade, o sonho de educar o homem surgiu no coração de Sócrates que, pelo
método maiêutico, estabelecia colóquios com o objetivo de levar os homens ao
conhecimento da verdade pela capacidade intelectiva e pela prática das virtudes.
Depois de Sócrates, outros vieram e avançaram no processo educacional do ser
humano. Dentre eles se destacaram Platão, com a fundação da Academia, e
Aristóteles, com o ensino no Liceu.
Nos
nossos dias atuais parece que a educação do homem tornou-se um fardo pesado
demais para o professor carregar sozinho, pois os pais que são os primeiros
educadores transferiram toda a responsabilidade da educação de seus filhos para
a pessoa do professor. O educador contemporâneo precisa ser pai, mãe, irmão
mais velho, tio e até avô do formando porque, muitas das vezes, o professor é
um modelo de pessoa ideal para muitos alunos que não tiveram a oportunidade de
ter um bom exemplo em casa.
Mediante
a grande modernização da transmissão do conhecimento que agora pode ser via
“professor virtual”, esfriou o contato mais pessoal do professor com o aluno na
sala de aula. Há, por um lado, alunos satisfeitos com essa educação via
distância (virtual) em que o professor está do outro lado da rede. Outros
preferem uma relação mais próxima do professor em que o aluno possa estabelecer
um diálogo mais próximo e humano com ele.
A
relação professor-aluno foi entendida e amadurecida com o passar do tempo. Não
se trata mais de relações autoritárias em que o aluno era submetido ao
professor porque este era o que sabia mais, mas de um diálogo interativo entre
aquele que já tem um conhecimento prévio sobre o assunto e aquele que quer
entender o tema fazendo perguntas, dando novas opiniões, sugerindo novos
conceitos, para que o prazeroso processo de aprender seja permanente e reciprocamente
enriquecedor para ambos os lados.
Bruno
Soares[1]
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