domingo, 6 de maio de 2012

Eremita, intimidade com Deus


Eremita, intimidade com Deus




“A vida eremítica é pregação silenciosa daquele ao qual entregou sua vida, para o Cristo.”
Temos na Igreja diferentes tipos de vocações, entre elas: a vocação ao sacerdócio, a vocação ao matrimônio, vocação ao serviço missionário, vocação à vida religiosa. Vocações estas que são sempre um chamado de Deus, para servir e testemunhar este próprio Deus, de forma coerente com a vocação à qual se foi chamado, e que caminha para uma vida de santidade. Uma dessas vocações de que pouco se ouve falar é da vocação à vida eremítica, que tanto pode ser vivida por sacerdotes quanto por leigos, e que tem a sua importância para a Igreja. Nós, como cristão, temos o dever de rezar pelas vocações, por isso temos que fazer conhecidas as vocações existentes. Quero, pois, chamar a atenção para essa vocação específica.


“Eremita (do latim eremus = deserto) é a aquele que se retira ao deserto para uma vida de oração e penitência. Chama-se também de anacoreta, palavra de origem grega que significa ‘retirado, afastado’. A vida eremítica foi o primeiro tipo de vida consagrada masculina, muito florescente a partir do último terço do século III.”2O chamado à vida eremítica é o modo, “com a qual os fiéis, por uma separação mais rígida do mundo, pelo silêncio da solidão, pela assídua oração e penitência, consagram a vida ao louvor de Deus e à salvação do mundo.”3Quem assumem livremente esse chamado, tem a obrigação de praticar a castidade no celibato pelo Reino, a pobreza e a obediência.4

Essa vocação específica encontra sua beleza no modo como é vivida e doada para a vida da Igreja. É um grande dom de Deus para a Igreja. Mas, vemos que o número de vocações para este modo de vida vem diminuindo, estando mesmo em escassez, já muitos jovens não encontram sua vocação, porque estão surdos para Deus, devido ao barulho do mundo. Felizmente, há ainda alguns jovens que buscam fazer essa experiência numa vida radical de entrega a Deus, como é o caso da vida eremítica.

Quem escolhe o caminho eremítico tem uma intimidade muito pessoal com Cristo. Tem contato com uma silenciosa pregação daquele que entregou sua vida. Assim, os eremitas também entregam suas vidas a Cristo, pois é tudo para Ele. Essas pessoas respondem ao chamado “peculiar a encontrar no deserto, precisamente no combate espiritual, a glória do Crucificado.”5Pois quem deseja viver essa vocação, ou qualquer outra vocação, e quer seguir um caminho de santidade, deve ter sempre em mente que “não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual.”6


“A vida eremítica é pregação silenciosa daquele ao qual entregou sua vida, para o Cristo.”

A meu ver, quem busca viver a radicalidade dessa vocação, vive algo de muito belo e gracioso, mas sem desprezar as outras vocações, pois é uma vida de inteira doação a Deus, à Igreja e aos irmãos, e principalmente, é a testemunha radical de Jesus Cristo, através dos conselhos evangélicos. Por isso, não devemos deixar um tesouro assim ficar desconhecido pelos membros da Igreja e pelo mundo. Deve-se valorizar a importância desse chamado de Deus, e não vê-lo como uma coisa desnecessária e radicalista, mas vê-lo como grande dom de Deus, que ele é. Na época em que vivemos, as pessoas não querem sacrificar algo por outro maior. Deus é este algo maior.  Assim, vivemos numa sociedade barulhenta, ambiciosa, supérflua e consumista e, cada vez mais, individualista, pois não ouve a voz de Deus.

Portanto, penso que hoje, mais do nunca, devido a como a sociedade vive, é preciso haver um reflorescimento da vida eremítica, para que assim, tenhamos testemunhas de que é possível encontrar o verdadeiro amor no deserto, pelo cultivo do silêncio. Na Bíblia temos como exemplo de eremita dois grandes homens, o profeta Elias e João Batista. Isto comprova que essa vocação é importante para Igreja, pois ela é uma consagração da vida ao louvor de Deus e à salvação do mundo. A vida eremítica é um caminhar lado a lado com Deus, dentro de sua intimidade com Ele.

“O eremita é o cristão, a pessoa que ouviu a voz do Senhor e faz de tudo para agradar Aquele que o chama e lhe quer separado como profeta. O eremita é aquele que escuta o Senhor e depois fala dele aos outros. O eremita é aquele que encontra o Senhor e se esforça para entrar pela porta estreita.”7



Diêmersom Bento de Araújo[1]





[1] Seminarista da Arquidiocese de Goiânia 1°de Filosofia do IFTSC
2.       CIC nota do cân.603.
3.       CIC cân. 603, § 1.
4.       CEC 915.
5.       CEC 921.
6.       CEC 2015.
7.       http://www.diocesedeuruacu.com.br/portal/eremiterio.phpPágina 2


Nenhum comentário:

Postar um comentário